Instalação do Maven 3 no Ubuntu

Passo-a-passo como instalar o Maven 3 no Ubuntu

Este post tem o objetivo de mostrar maneiras de como instalar o Apache Maven na sua distro Ubuntu. Os passos aqui servem também para outras distros, porém, esta foi a única testada.

Existem duas maneiras para se instalar o Maven. A maneira mais fácil, que é utilizando apt, o que é comum. Ou podemos instalar pela maneira mais “difícil”, mas que também não requer muitos passos.

Instalação ‘Soft-way’

Assim como a grande maioria dos pacotes, basta executar apt para instalar o pacote Maven. Ele já seta as variáveis de ambiente e deixa tudo pronto para ser usado.

sudo apt-get install maven

Na distro 16.04, a versão do Maven é a 3.3.9. Ela deve servir para a grande maioria das ações que você vai usar. De qualquer maneira, vale a pena olhar o changelog para verificar o que melhorou/foi corrigido e, caso queira, usar a versão 3.5.3.

Instalção ‘Hard-way’

Lembrando que para instalar esta versão você precisa do seguinte ambiente:

  • Java Development Kit 1.7
  • No mínimo, uns 500mb de espaço em disco. Isso vai depender bastante do seu uso.

A primeira coisa a se fazer é baixar a distribuição que iremos instalar. No terminal, digite o comando abaixo para realizar o download.

curl -OL http://ftp.unicamp.br/pub/apache/maven/maven-3/3.5.3/binaries/apache-maven-3.5.3-bin.tar.gz

Em seguida, precisamos descompactar o arquivo. O local da nossa instalação ficará em /usr/local/. Aqui você entende o porquê.

sudo tar -zxf ./apache-maven-3.5.3-bin.tar.gz -C /usr/local/

Na sequência, criaremos um link simbólico para o diretório de instalação para que essa instância esteja visível para todos os usuários. Se você não sabe o que é um link simbólico, leia esse artigo.

sudo ln -s /usr/local/apache-maven-3.5.3/bin/mvn /usr/bin/mvn

Finalizando

Feito isso, seja usando apt ou baixando diretamente o executável, nossa instalação está pronta! Para testar, digite mvn -v no terminal e você terá algo como:

Apache Maven 3.5.3
Maven home: /usr/local/apache-maven-3.5.3
Java version: 1.8.0_60, vendor: Oracle Corporation
Java home: /usr/lib/jvm/java-8-oracle/jre
Default locale: en_US, platform encoding: UTF-8
OS name: "linux", version: "3.13.0-62-generic", arch: "amd64", family: "unix"

Espero que esse post tenha explicado de maneira fácil como podemos instalar/atualizar as versões do Maven no Ubuntu. Embora não seja tão simples quanto usar o apt-get não demanda tantos comandos e é relativamente simples. Se tiverem dúvidas, outras maneiras mais simples de realizar o procedimento ou se depararem com algum erro, comentem aqui nesse post.

Até mais!


© 2018. All rights reserved.

Powered by Jekyll w/Hydejack v7.5.1