Dicas de produtividade com Eclipse

@Deprecated: as dicas deste post provavelmente estão desatualizadas.

Como um dos primeiros posts aqui no blog, eu gostaria de apresentar algumas dicas para aumentar sua produtividade utilizando a IDE Eclipse, a mais utilizada por quem trabalha com Java, e utilizada também em outras linguagens como HTML, CSS, Python, etc. O Eclipse vem com muitas funções ativadas por padrão que nem sempre são necessárias para o nosso ambiente e outras que seriam interessantes e não são habilitadas por padrão. Aqui vão algumas dicas que podem ser úteis.

Desabilitando o limite do console

Acesse o menu Window > Preferences, na árvore de oções escolha Run/Debug > Console, desabilite a opção Limit console output.

Auto-importação de pacotes/classes

Você pode habilitar o Eclipse para gerenciar a importação dos pacotes necessários a medida que você salva o seu projeto. Acesse o menu Window > Preferences, em seguida Java > Editor > Save Action. Habilite a opção “Perform the selected actions on save”. Em seguida, habilite a opção “Organize imports”. Lembrando que no caso de houver conflito (duas classes com mesmo nome), o Eclipse irá lhe questionar sobre qual o import correto a ser feito.

Auto-identação de código

Na mesma tela da dica anterior, habilite a opção “Format source code”. É importante verificar se a auto-identação de código vai de acordo com o padrão de código do projeto em que você está trabalhando, assim você evita que a maioria de suas linhas em um commit sejam espaços em branco gerados por esta opção.

Problemas

Habilite a visão “Problems” no Eclipse para que você possa visualizar facilmente os problemas do seu projeto. Uma boa dica nessa visão é filtrar para que o Eclipse mostre nessa tela apenas os problemas do projeto selecionado. Para isso, na visão Problems, clique em View Menu (um botão com a seta para baixo),  em seguida Configure Contents. Na seção Scope, selecione “On Selected element only”. Desse modo fica mais fácil achar os erros dentro de seus projetos no workspace.

Lista de tarefas

Já passou pela situação de estar no meio da construção de um método e ter que parar por qualquer motivo e se ausentar do computador? O Eclipse tem um recurso que pode lhe ajudar a lembrar das tarefas que estão pendentes. Basta acrescentar um comentário comum com um TODO no texto.

// TODO Implementar metodo()

Simples, não? Para ver a sua lista de tarefas basta habilitar a visão “Tasks” do Eclipse. Clique em Window > Show View > Other > General > Tasks.

Teclas de atalho

CTRL + 1: Quick Fix. Toda vez que o Eclipse alertar algum problema, o Quick Fix oferece opções para resolver o seu problema.

CTRL + Espaço: Auto-completar. Com certeza quem é desenvolvedor ja utilizou esse comando. É o comando mais utilizado pois através dele você pode conhecer todos os métodos, classes ou comandos presentes na linguagem ou nos frameworks que está utilizando, além disso, esse comando mostra a documentação dos métodos (se existirem).

CTRL + Shift + F: Esse comando “auto-identa” seu código, ou seja, formata seu código respeitando espaços e tabulações, deixando o código “organizado”. Novamente: tenha cuidado com as auto-identações para não ter vários espaços em branco em seus commits.

F3: Com o cursor posicionado em cima de um método qualquer, ao apertar F3 você será direcionado para a implementação deste método.

CTRL + Shift + G: Esse comando realiza uma por uma referência selecionada dentro do Workspace. Selecione um método ou uma classe e a busca retornará onde esta classe/método está sendo referenciada dentro do workspace.

CTRL + Shift + O: Inclui os imports necessários ao seu código.

CTRL + Shift + R: Open Resource. Serve para localizar classes e arquivos em geral dentro do seu workspace. Você pode utilizar caracteres curinga como ‘*’ e ‘?’.

CTRL + Shift + S: Salva todos os arquivos, é mais produtivo do que realizar o comandoCTRL + S que salva somente um único arquivo por vez.

CTRL + O: Quick Overview. Está trabalhando em uma classe com muitos métodos? Esse é o método mais fácil de navegar por ela, efetue o comando e digite o nome do método e o Eclipse irá lhe dar um atalho para levá-lo até o trecho de código.

CTRL + T: Quick Type Hierarchy. Permite que você navegue pela hierarquia de uma classe.

CTRL + Shift + L: Mostra a lista completa de atalhos.

Alt + Seta para cima/Seta para baixo: Move a linha onde o cursor está posicionado para cima ou para baixo. Isso é particularmente útil quando se está refatorando/reorganizando um método e você quer evitar Ctrl+X + Ctrl+V.

Alt + Seta para esquerda/Seta para direita: Move o cursor pelos últimos locais que você editou. Por exemplo: você alterou uma classe X e fechou ela no seu workspace, quando abriu a classe Y lembrou que tinha um comentário a fazer no método em que estava trabalhando. Ao realizar o comando Alt + Seta para esquerda, o Eclipse vai abrir a classe anterior e voltar no mesmo trecho de código que você estava trabalhando.

Alt + Shift + A: Toggle Block Selection. Já precisou editar um bloco de códigos e não quer ficar editando linha por linha? Efetue esse comando e o Eclipse vai lhe prover uma edição em bloco. Desse modo, você pode editar várias linhas ao mesmo tempo.

Alt + Shift + R: Rename Refactoring. Renomeia uma variável, comando ou classe e todas as ocorrências dela dentro do workspace. Selecione o nome de qualquer variável, método ou classe e depois efetue o comando.

Alt + Shift + S: Source Quick Menu. Mostra opções para implementar métodos da interface ou gerar getters and setters.

Alt + Shift + M: Extrai uma determinada porção de código selecionado para um novo método. Selecione um conjunto de linhas, realize este comando que irá surgir uma janela para configurar o nome do método e as regras desse método (private, public, protected). O Eclipse irá “transportar” essas linhas para um novo método e adicionar uma chamada ao método que tinha originalmente essas linhas.

Considerações

Isso é tudo por enquanto, espero que estas dicas tenham sido úteis. Este post será atualizando periodicamente, portanto, se tiverem qualquer sugestão ou dica que possa incrementá-lo, será bem-vindo!

Abraços!


© 2018. All rights reserved.

Powered by Jekyll w/Hydejack v7.5.1